domingo, 31 de julho de 2011

Coiceitos relacionados à temática do blog

Refletindo acerca de novos e veteranos conceitos



Igualdade de Gênero, Raça/Etnia na Educação Formal - Família, hierarquias e a interface Público/Privado”

Após análise das três unidades do módulo 01, dentre todos os conceitos desenvolvidos, extraímos e listamos abaixo os que mais se adéquam ao tema escolhido pelo grupo:

01) – Políticas Públicas Intersetoriais, como sendo aquelas construídas por vários setores e diversas áreas de conhecimento, os quais, através da união de métodos e conhecimento, trabalham para alcançar uma meta comum. Recurso que é ou pode ser amplamente utilizado na educação formal, com a participação dos professores, pedagogos, conselhos, pais, etc.;
02) – Estado, como sendo o modo de exercício do poder pelas unidades políticas;
03) – Governo, que é a autoridade administrativa da unidade política, portanto do Estado, agente direto que faz funcionar as políticas desenvolvidas para educação formal e para o combate a todas as desigualdades; 
04) – Políticas de Governo: que são aquelas inerentes ao executivo, por ele geridas e implementadas;
05) – Políticas de Estado: que são aquelas de elaboração mais complexa, uma vez que estão vinculadas a outros poderes e a outras áreas de estudo, passando, assim, por um caminho mais burocrático para a sua implementação;
 06) – Sociedade civil: como sendo grupos formais e informais que abraçam a mesma causa e lutam pelos mesmos objetivos, como por exemplo, o Projeto Vida Feliz de nossa cidade, onde são desenvolvidas várias atividades inerentes ao reforço escolar das crianças atendidas;
 07) – Políticas Públicas: que são aquelas implementadas pelos governantes das unidades políticas para resolver demandas, previamente agendadas em suas plataformas eleitorais ou surgidas no transcorrer de suas administrações;
08) Ciclo das políticas públicas: que são as etapas a serem seguidas para definição, elaboração, implantação e avaliação das políticas públicas;
09) Movimentos sociais: que são grupos que lutam pelo reconhecimento de determinado problema e pela implementação de políticas públicas para resolução destas demandas (movimentos pela igualdade de gênero e raça);
10) – Diversidade populacional, como sendo a miscigenação de vários povos, sendo que parte desses povos não é reconhecida e deixada à margem das sociedades, inclusive na sala de aula;  
11) – Justiça Social, como sendo a junção do reconhecimento de determinados grupos e distribuição aos mesmos de renda para que alcancem a igualdade na sociedade em que vivem;
12) – Democracia racial, que é permitir que qualquer grupo de indivíduos, sejam eles negros, indígenas, etc., tenha os mesmos direitos e cheguem ao mesmo patamar social, principalmente dos povos brancos (descendentes de europeus). Fazer com que as adolescentes carentes, principalmente negras, acreditem que é possível trilhar outros caminhos, principalmente, através da educação;
13) – Desigualdade social: inerente ao fato de certos grupos não gozarem ou terem acesso aos mesmos direitos de outros;
14) – Desenvolvimento humano sustentável: como sendo a passagem de um País de pobre para rico, observando-se para isso, o desenvolvimento das pessoas, para as pessoas e pelas pessoas, possibilitando às mesmas, principalmente, acesso aos serviços básicos, como saúde, segurança, educação, etc.;
15) – Políticas Universalistas, como sendo àquelas baseadas no ideário da igualdade, mas que, aplicadas isoladamente, acabam não alcançando resultados satisfatórios no que se diz respeito à promoção da Justiça Social, por não levarem em conta a diversidade do público alvo; e
16) – Políticas afirmativas ou focais, como sendo as que atacam a desigualdade social levando em conta grupos historicamente excluídos ou discriminados, como mulheres, negros e mulheres negras, baseando-se em dados de pesquisas e estudos específicos em gênero e raça com intuito de diminuir a diferença entre os mencionados grupos e promover, assim, a verdadeira Justiça Social em nosso País. 

Ricardo Sussai

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