domingo, 24 de julho de 2011

Estudo do cotidiano das relações de igualdade de gênero, raça/etnia na educação formal (família, hierarquias e a interface público/privado).

O Brasil é um dos países (senão o país) mais miscigenados do mundo, seguindo esse fato devemos ter uma educação e leis que abranja a toda essa diversidade cultural e também econômica de nossa sociedade. Tendo como alvo o sistema de governo do nosso país podemos dizer que estamos longe de termos leis que atendam perfeitamente as necessidades que temos, mas também não estamos parados na estaca zero. Quando a área da educação é o alvo da análise devemos ser minuciosos, pois estamos lidando com culturas diferentes. Devemos estar empenhados em uma educação de formação de um cidadão consciente de seus direitos e deveres e que esteja preparado para ingressar em uma faculdade ou enfrentar o mercado de trabalho, porém não podemos menosprezar a origem do educando, sua cultura, etnia, grupo social, enfim todo seu contexto.
A educação tem sido alvo de políticas públicas lançadas com o intuito de preservar essa identidade étnica. Dentro deste contexto pode-se destacar a lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que defende o estudo sobre a cultura afro e indígena:
Art. 1º O art. 26-A da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
 A cultura dos afro-descendentes que faz parte da cultura brasileira teve uma grande evolução de seus direitos desde 1888 com a libertação dos escravos, mas chega ainda nos nossos dias sendo discriminada por uma sociedade movida por conceitos eurocêntricos de séculos atrás. O mesmo se pode aplicas aos povos indígenas, estes que sempre enfrentaram a discriminação e o desrespeito aos seus direitos e que assim como os negros tiveram em seu contexto histórico grande desmazelo por parte governamental da preservação de sua identidade cultural, e que hoje já tem melhorias e a descriminalização e respeito pelo seu modo de vida, tendo nas escolas o ensino se sua história e principalmente da grande contribuição dela para a formação de nosso país.

Mesmo com esses avanços citados temos um longo caminho pela frente e várias conquistas a serem buscadas, isso, pois a cada ano que passa são novas as necessidades de nossa sociedade contemporânea assim como por exemplo é o grande problema da desestrutura familiar que atinge fortemente nossa educação, e que apesar de várias medidas tomadas os resultados ainda não são totalmente satisfatórios isso devido a complexidade deste problema.
Assim devemos estar a cada dia em uma busca constante pela igualdade de gênero, raça/etnia na educação, mesmo que a soluções não dependam apenas de nós profissionais da área mas também de nosso governos precisamos dar o primeiro passo em prol de uma melhor educação para as futuras gerações.

por Marcelo da Silva

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