Plano de Ação
Projeto
básico de gestão pública
1.1
-
Considerações gerais
A partir das lutas
feministas as políticas públicas estão se direcionando para colaborar com a
autonomia da mulher negra e/ou de baixa renda em seu ingresso no mercado de
trabalho bem como a igualdade de gênero. Partindo dessa premissa o Município de
Mantenópolis entendeu que a oferta de vagas em creches não atendia a maioria da
população e tão pouco o espaço físico não oferece condições para atender o
público infantil. Observando o quadro funcional da às empresas do município
tais como os comércios, a fábrica de costura e a prefeitura municipal é
possível perceber a maioria dos trabalhadores são mulheres. Analisando as
famílias que procuram pela oferta de vagas na creche atende um grande número de
mulheres negras e mulheres trabalhadoras rurais e domésticas que para a
inserção no trabalho necessita de garantia de vagas na instituição infantil.
Através de programas
federais o município com a construção do PAR- Plano de Ações Articuladas foi
contemplado com o PROINFÂNCIA. Os recursos destinam-se à construção e aquisição
de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação
infantil.
1.2
- Justificativa:
A educação infantil é um
direito da criança e além de ser um direito o trabalho das creches surge de uma
necessidade das famílias em ter um lugar para deixar as crianças com o objetivo
de poder trabalhar e garantir uma vida com dignidade.
Partindo da premissa de que
a atual creche do município atende aproximadamente 180 crianças de 0 a 03 anos
não atendendo a demanda de crianças e que não há um espaço físico próprio tendo
lista de espera baseado não em pesquisa, mas, na procura das mesmas pelas mães.
O projeto de construção de uma creche possibilita o cuidado para com as
crianças bem como a educação escolar em um espaço físico apropriado garantindo
a oportunidade de tornar consistente as políticas públicas voltadas para as
mulheres trabalhadoras que em determinado momento histórico sua função era
meramente a de cuidar da casa e dos filhos, esse quadro com mudou com as lutas
feministas e hoje cada vez mais existe a participação feminina na construção da
sociedade. Em resposta as ações políticas do município não poderiam vir
contrárias a essa nova realidade.
1.3 - Objetivos
·
Atender a necessidade das mulheres ampliando
a oferta do ensino garantindo o acesso das crianças de 0 a 03 anos na escola
infantil em tempo integral;
·
Aplicar recursos do município para garantir a
qualidade ao ensino infantil.
1.4
–
Objetivos específicos
·
Facilitar a vida das mulheres que
precisam trabalhar;
·
Possibilitar as mulheres do município à
oportunidade de se inserir no mercado de trabalho, na formação educacional;
·
Valoriza o trabalho da mulher para o
desenvolvimento do município;
·
Realizar pesquisa e listagem das famílias a
serem atendidas.
1.5 – Metas/produtos/resultados esperados
Ampliar a oferta do ensino
infantil de 0 a 3 anos visando a valorização da mulher negra, de classe baixa a
possibilidade de trabalhar e de fazer parte da construção e transformação da
sociedade bem como da comunidade onde estão inseridas.
1.6 – Público alvo
Mulheres negras e de baixa
renda dos bairros dos bairros do município.
1.7 – Metodologia e estratégia de ação
Os envolvidos
na elaboração do projeto trabalharão em parceria com a secretaria de educação
municipal fazendo levantamento de dados do número de crianças do município de
idade de 0 a 03 anos, priorizando as famílias em situações de exclusão social
por fatores de condições econômicas e ou de raça e gênero. A secretaria de
educação poderá disponibilizar um funcionário para monitorar as ações do PAR e
da construção da creche junto ao grupo que elaborou o projeto que contribuirá
na fiscalização dos recursos financeiros destinados a construção.
1.8 – Prazo
O projeto tem previsão de duração para a
conclusão de todas as ações um tempo de 1 ano e 06 meses.
1.9– Sustentabilidade
Com a conclusão do projeto, serão levados em consideração os
levantamentos de dados apresentados nas metas do projeto, sendo avaliado e de
acordo com as necessidades reformular as ações de forma que atenda o público ao
qual o mesmo foi destinado, podendo ser organizado a capacitação em parceria
com a secretaria de educação dos profissionais que irão atuar na instituição.
1.10 – Detalhamento dos
Custos
Recurso do Governo Federal destinado
para a construção da obra 1.000.000.
Valor total do projeto
1.200.000 com complementação dos recursos municipais.
1.11 – Declaração de contrapartida
Declaro, sob as penas da Lei, e em
conformidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias vigente e com a Lei
Complementar nº......, de .... de ....de....., que dispomos dos recursos do
Governo Federal , no valor de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), para
construção do Proinfância.
Mantenópolis– ES,
16 de abril de 2012
Grupo 4 GPPGR –ES
1.12 – Declaração de Adimplência
DECLARAÇÃO DE ADIMPLÊNCIA
Eu, ......., brasileiro (a),
divorciado, portador (a) do CPF nº. 023.123.000.80, RG nº. 000.000-ES,
residente e domiciliado à Rua Maria Teodoro, nº 40, Mantenópolis/ES, na
qualidade de representante legal do Município de Mantenópolis, Estado do
Espírito Santo,
DECLARO para os devidos fins de comprovação junto ao Governo
Federal, através da xxxxxxxxxxxxxxxxxx para todos os efeitos e sob as penas do
Art. xxx do Código Penal Brasileiro:
·
A aplicabilidade do recurso recebido bem como a
fiscalização do mesmo através de prestação de contas.
Mantenópolis–
ES,
31 de maio de 2012
Grupo 4 GPPGR –ES
2. PLANO DE TRABALHO
DADOS CADASTRAIS
Órgão/Entidade Proponente:
|
CNPJ:
|
|||||||||||
Grupo 4 - GPPGR
|
00.000.000/0001-00
|
|||||||||||
Endereço:
|
||||||||||||
Avenida Presidente Vargas S/N
|
||||||||||||
Cidade
|
UF
|
CEP
|
DDD/Telefone
|
E.A.
|
||||||||
Mantenópolis
|
ES
|
29770-000
|
(27) 000.000
|
-
|
||||||||
Conta Corrente
|
Banco
|
Agência
|
Praça de Pagamento
|
|||||||||
xxxxx. xxxxxxx
|
BANGPPGR S.A
|
xxx
|
Mantenópolis
|
|||||||||
Nome do Responsável
|
CPF
|
|||||||||||
Maria da Silva Sauro
|
000.000.000-00
|
|||||||||||
CI/Órgão Exp.
|
Cargo
|
Função
|
Matrícula
|
|||||||||
000.000
|
Gestor
|
Gestor
|
00000.0000
|
|||||||||
Endereço:
|
CEP
|
|||||||||||
Avenida Presidente Vargas S/N
|
29700-000
|
|||||||||||
OUTROS
PARTÍCIPES/INTERVENIENTES/EXECUTOR
Nome: XXXXXXXXX
|
CNPJ: XXXXXXX
|
E.A. XXXX
|
Nome do Responsável: XXXXXXX
|
Função: XXXXX
|
CPF: XXXX
|
CI/Órgão Expedidor: XXXX
|
Matrícula: XXX
|
|
Endereço: XXXXXX
|
Cidade: XXXXX
|
CEP: XXX
|
DESCRIÇÃO DO PROJETO
Título do Projeto
|
1.1 Período
de Execução
|
|
Construção de CRECHE PROINFANCIA
|
Início
Julho / 2012
|
Término
Dezsembro / 2013
|
PLANO DE TRABALHO
Justificativa:
A
educação infantil é um direito da criança e além de ser um direito o trabalho
das creches surge de uma necessidade das famílias em ter um lugar para deixar
as crianças com o objetivo de poder trabalhar e garantir uma vida com
dignidade.
Partindo
da premissa de que a atual creche do município atende aproximadamente 180
crianças de 0 a 03 anos não atendendo a demanda de crianças e que não há um
espaço físico próprio tendo lista de espera baseado não em pesquisa, mas, na
procura das mesmas pelas mães. O projeto de construção de uma creche
possibilita o cuidado para com as crianças bem como a educação escolar em um
espaço físico apropriado garantindo a oportunidade de tornar consistente as
políticas públicas voltadas para as mulheres trabalhadoras que em determinado
momento histórico sua função era meramente a de cuidar da casa e dos filhos,
esse quadro com mudou com as lutas feministas e hoje cada vez mais existe a
participação feminina na construção da sociedade. Em resposta as ações
políticas do município não poderiam vir contrárias a essa nova realidade.
|
4.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (Meta. Etapa ou Fase)
Meta
|
Especificação
|
Indicador Físico
|
Duração
|
||
Un.
|
Quan
|
Início
|
Térm.
|
||
1
|
Aquisição/Disponibilização
de terreno para desenvolvimento da obra.
|
Terreno
|
1
|
06/2012
|
07/2012
|
2
|
Processo
licitatório – Contração da empresa de Construção
|
Uni.
|
1
|
07/2012
|
08/2012
|
3
|
Realização das
obras
|
Obras
|
1
|
xx/2013
|
xx/2013
|
4
|
|||||
Inicio de atividades letivas com alunos
|
Alunos
|
180
|
Xx/2014
|
Xx/2014
|
|
. PLANO DE APLICAÇÃO R$ 1.00
Natureza da
Despesa
|
Total
|
Concedente
|
Proponente
|
|
Código
|
Especificação
|
R$
1.200.000,00 |
R$
1.000.000,00 |
R$
200.000,00 |
0.0.00.00
|
Transferências a
Município – Auxílios
|
|||
TOTAL GERAL
|
R$
1.200.000,00 |
R$
1.000.000,00 |
R$
200.000,00 |
PLANO DE TRABALHO
6.
CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO R$ 1.00
CONCEDENTE
– TESOURO ESTADUAL
Meta
|
1ª parcela
Agosto/2012
|
2ª parcela
dezembro/2012
|
03 |
R$ 400.000,00 |
R$ 600.000,00 |
- a 1ª parcela – 40% - será transferida após a
publicação do convênio no Diário Oficial;
- a 2ª parcela – 60% - será transferida quando o
G4 GPPGR comprovar a utilização de 50% dos recursos da 1ª parcela.
|
PROPONENTE – CONTRAPARTIDA
Meta
|
1ª parcela
Agosto/2012
|
2ª parcela
Setembro/2012
|
03 |
R$ 100.000,00 |
R$ 100.000,00 |
DECLARAÇÃO
Na qualidade de representante legal do proponente, declaro,
para fins de prova junto à Secretaria de Estado de Assistência
Social e Direitos Humanos - SEADH, para os efeitos
e sob as penas da Lei, que inexistem débitos de qualquer
natureza junto a quaisquer órgãos ou entidades da
Administração Pública Estadual, que impeçam a
transferência de recursos oriundos de dotações
consignados no Orçamento do Estado do Espírito Santo,
na forma deste Plano de
Trabalho.
MAntenópolis , 31 de 2012
G4 GPPGR
Convenente
|
APROVAÇÃO PELO CONCEDENTE
Aprovo o presente Plano de Trabalho.
Vitória, de 2012.
Beltrano
da Silva
|
Conceitos - Módulo 05
UNIDADE 01
Efetividade:
É a relação entre os objetivos propostos e os resultados alcançados, a forma
como se conseguiu realizar uma meta proposta, e é o que se busca em políticas públicas
de gênero e raça, uma maior efetividade na execução dos objetivos estabelecidos
para o combate a discriminação.
Eficácia:
é o nível que os objetivos estabelecidos foram realizados, refere-se ao público
alcançado por uma política.
Eficiência:
refere-se ao fazer da política, ou seja, como ela foi bem feita no sentido de
fazer bem e gastar pouco.
Intersetorialidade:
É a capacidade de se organizar um trabalho envolvendo setores diferentes, capaz
de sair de suas limitações e atingir outros espaços. A SPM e SEPPIR por exemplo
foram criadas para desenvolverem políticas articuladas com diversos
ministérios, ou seja, de forma intersetorial.
Transversalidade: É a capacidade de se organizar temas
em todas as áreas de trabalho propostas, em nosso caso, é a capacidade de
articular as discussões de gênero e raça nas pautas das diferentes políticas
públicas.
UNIDADE 02
Retornamos novamente
ao conceito de Políticas Públicas,
onde a mesma é definida agora como um processo, consolidado em um grupo de
atividades que estão direcionadas ao atendimento das demandas sociais. As
colocações realizadas fortalecem nossos estudos e auxiliam nossa compreensão do
Ciclo de Políticas Públicas onde, em
um movimento contínuo e circular ele se compõe pela formulação do problema,
definição da agenda de execução da política, formulação e identificação de
alternativas para superação do problema, execução da política e a avaliação do
processo para retornar á formulação inicial com um novo olhar, uma nova
perspectiva de desenvolvimento.
Nesse sentido,
estudamos também três modalidades de intervenção social, sendo a unidade mínima
o Projeto, que envolve todas as
ações que cooperam para um mesmo fim, os Programas,
que são os conjuntos destes projetos com a mesma finalidade e, os Planos, que envolvem os programas com os
mesmos objetivos.
No que se refere a Orçamento Público, vimos o mesmo como um
instrumento de organização dos recursos de um governo, sendo desenvolvido,
contudo, através da Lei Orçamentária
Anual (LOA) que é a lei que dispõe das estimativas de receitas, gastos e
programação financeira da administração para o ano seguinte, através da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)
que orienta a elaboração da LOA e da política financeira da instância de
governo. Ambas, estão em diálogo e devem estar correspondentes ao Plano Plurianual, o PPA, que é um plano
quadrienal, que contempla as metas, ações e objetivos a serem
desenvolvidos/alcançados a partir do segundo ano de uma administração até o
primeiro ano do mandato seguinte ao que foi elaborado.
Nesse sentido, vimos
as categorias de programações orçamentárias, sendo elas o Projeto, a Atividade
e a Operação Especial. O Projeto é
um instrumento que envolve operações realizadas em um tempo determinado,
resultando em um produto que contribui para a ação do governo. A Atividade é um instrumento que engloba
ações realizadas por um tempo indeterminado, continuamente, e que resultam em
um produto necessário a manutenção da ação do governo. Já a Operação Especial
não concorre para a manutenção da ação do governo nem resulta em um produto,
mas possuiu grande relevância nas ações de finalização de programas, sendo
necessárias no pagamento de amortização e encargos, títulos e etc. UNIDADE 03
Estudando as questões referente as
políticas sociais vimos o conceito de CONTROLE SOCIAL que se refere às formas
pelas quais se organizam a prestação de contas públicas e a forma de avaliar o
desenvolvimento e as ações. Nesse sentido, foi discutido novamente os conceitos
de EFICIÊNCIA E EFICÁCIA, sendo o primeiro referente à elevação dos resultados
com a diminuição de recursos e o segundo, referente à elevação dos resultados
independente dos gatos aplicados.
No foco da discussão da unidade foi
discutido o conceito de MONITORAMENTO, uma avaliação contínua durante o
processo e uma importante ferramenta de análise e intervenção no curso de um
projeto.
Discutido também o
conceito de AVALIAÇÃO, vimos que a mesma é um processo que permite compreender
uma realidade através do estudo e análise do que se pode alcançar após um
percurso. É na avaliação que encontramos os espaços para discutir e refletir
sobre o que foi feito pois apresenta os resultados em consonância com as metas
estabelecidas.
UNIDADE 04
Das discussões da unidade destaco a
de planejamento que, mesmo discutida anteriormente, vem novamente
incorporando-se com ferramenta de desenho do caminho e de organização do tempo.
Nesse sentido, vimos que,
Compromisso Ético é fundamental ao gestor, e além disso, é também uma gama de
valores morais que devem permear a atitude do adminstrador.
Nas etapas do planejamento,
discutimos a questão de Diagnóstico, vista aqui como uma análise da realidade e
do problema, de modo a permitir melhores colocações sobre o trabalho na mesma.
Projeto Básico e Plano de Trabalho foram também
discutidos, sendo o primeiro o instrumento inicial oficial das parcerias e
convênios firmados pela administração e o segundo, um plano posterior e mais
detalhado de todo o processo, considerando aqui recursos humanos, materiais e
financeiros.
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