quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Conhecendo as discriminações dentro das escolas no município de Mantenópolis

     Nessa postagem estaremos apresentando uma pequena pesquisa realizada na comunidade local do município de Mantenópolis sede, acerca das questões de preconceito e discriminação na escola.
     Para tanto escolhemos como amostra alunos de 2 escolas sendo, 1 municipal e 1 estadual, onde pudemos conversar com 40 alunos do ensino fundamental (20 das séries iniciais e 20 das séries finais) e 20 alunos do ensino médio. Por questões de privacidade, não divulgaremos fotos e nomes dos alunos entrevistados tendo em vista a menor idade dos mesmos.

Nosso papo...

     Inicialmente para conhecer as principais causas/motivos das discriminações advindas do contexto escolar, selecionamos as três causas/motivos mais citados pelos mesmos para realizarmos nossa pesquisa, de modo que, pontuamos as questões de orientação sexual, cor/raça e classe social como as mais citadas.
EM "Eliezer Eduardo Ribeiro"


 EEEFM "Job Pimentel"
     Para realizar o questionamento conversamos com 20 estudantes da 4ª série do Ensino Fundamental da EM Eliezer Eduardo Ribeiro, 20 alunos das diversas séries finais do Ensino Fundamental da EEEFM Job Pimentel e 20 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino médio da EEEFM Job Pimentel. Após pesquisa individual obtivemos os dados que apresentamos no gráfico abaixo.


Analisando...

     Após preparado o gráfico podemos ter uma visão das principais causas do preconceito e discriminação na escola. Nesse sentido, podemos observar que nas séries iniciais, onde os alunos tem pouca maturidade e ainda não tem amplo conhecimento do campo da orientação sexual a principal causa da discriminação se refere as questões de raça/cor, onde pudemos constatar que todos os alunos votantes nessa opção são negros. Como nossas crianças aprenderam isso? será que aprenderam sozinhas ou refletem as atitudes e posições de uma sociedade racista?
     Nas séries Finais as questões de sexualidade começam a se destacar, e questões de raça perdem espaço. As questões socioeconômicas perdem proporcionalidade em relaçãos às séries iniciais mas continuam significamente presentes.
     Acreditamos que nesta fase, em que a maioria entra na adolescência e se deparam com as primeiras indagações acerca de sua sexualidade fica muito mais fácil encontrar espaços para rotular o DIFERENTE, alunos que na concepção dos colegas simplismente não se enquadram na mesma opinião/orientação sexual que ele. Esse é um dos maiores dilemas da educação nacional hoje na busca de fortalecer as políticas contra o Bullyng nas escolas.
     Ao estudar o Ensino Médio nos deparamos com alunos já adolescente e "Pré-Jovens" que já imersos num contexto sexuado, possuem opiniões, posições e conceitos acerca de questões acerca da sexualidade. Desta forma, as questões de orientação sexual são absolutamente as principais causas de discriminação nessa faixa etária escolar, sendo que, as demais questões pouco foram lembradas.
      Na fase do Ensino Médio, pudemos concluir que questões de classe social nem sempre são importantes tendo em vista que muitos alunos de classe baixa são populares e andam na moda (ou tentam se manter na chamada "moda" dos alunos) o que lhes dá total liberdade de comunicação e convivência com seus demais colegas.


Concluimos....

     Nosso objetivo com essa pesquisa não foi conhecer as causas do preconceito na escola, até mesmo porque essa tarefa é muito complexa, contudo, objetivamos encontrar espaços para discussão e pesquisa da temática em foco.
     Este foi o primeiro passo e no decorrer do curso certamente postaremos aqui maiores informações e pesquisas realizadas em nosso Município.


Davi Teodoro Almeida Damaceno, Sandra Regina Benísio Tonani e Simone Alves de Oliveira.

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